Disney Girls
Album "Surf's Up"

BRUCE JOHNSTON

Bruce Johnston(baixo/piano/vocais)


Nome verdadeiro: Billy Baldwin
*27.6.1944
Outros instrumentos: piano, piano elétrico, teclados (harpsichord, orgão), baixo, violão, field drum,
sinos..
Cabelos castanhos; olhos azuis; 1,72 cm

Esposa(s) e filho(s):
Casado com: Harriet Diamond
Filhos: Son Max Ozzie *1978 Justin Ryan

Bruce Johnston nasceu em 27 de junho de 1944 em Peoria, Illinois. Bruce começou na música em 1957, época que estudava na University High School em Los Angeles(onde seus amigos de classe eram: Jan Berry, Dean Torrence, Nancy Sinatra, Randy Newman e Kim Fowley), quando tocou numa banda com Sandy Nelson ocasionalmente, chamada The Sleepwalkers. Durante um tempo, esse grupo incluiu Phil Spector na guitarra. Quando no versão de 58 Spector saiu para formar os Teddy Bears, Bruce e Sandy se juntaram a uma banda local que acompanhava frequentemente shows de rock de astros como Rtichie Vallens, onde tocava bateria.

Bruce também começou a desenvolver sua carreira de músico de estúdio, tocando em várias gravações como guitarrista, baixista ou tecladista. Bruce tocou baixo no hit To Know Him Is To Love Hi, dos Teddy Bears, e também em Teen Beat, single de Sandy Nelson que ficou entre as 5 mais. Nos anos 60, estudando na UCLA, Bruce forma a banda Surf Stompers(the Bruce Johnston Surfing Band), e grava 2 lps com eles:
Surfin’ Around The World e Surfer’s Pajama Party (este gravado ao vivo na UCLA). Depois, Bruce faz produções para o selo Del-Fi, produzindo Ron Holder, e futuramente, produzindo e compondo para os Rip-Chords juntamente com Terry Melcher. Com os Rip-Chords, conseguiria emplacar a música Hey Little Cobra, que ficou em 4o lugar. Também iria emplacar com Melcher a canção Summer Means Fun. Em 1965, Bruce
é convidado então para entrar nos Beach Boys, tocando baixo e substituindo Brian Wilson ao vivo, que parara de fazer turnês.

Pouco depois de entrar na banda, Bruce faz sua 1a gravação com eles, cantando California Girls. Segue azendo turnês e participando dos discos dos Beach Boys, agora tocando baixo e piano também. Em 69, no disco 20/20, Bruce é o responsável pela regravação e a produção da música Bluebirds Over The Mountains, e consegue emplacar sua 1a música em um disco dos Beach Boys, The Nearest Faraway Place, uma música instrumental que Bruce disse Ter escrito como uma continuação para Let’s Go Away For Awhile, música nstrumental de Brian, do disco Pet Sounds.

Bruce iria se firmar ainda mais como compositor na banda, emplacando nos discos seguintes: Deirdre(em parceria com Brian) e Tears In The Morning(ambas do disco Sunflower, de 70) e aquele que é provavelmente seu maior clássico na banda, Disney Girls(1957)(no disco Surf’s Up, de 71). Fica na banda até o início de 72, quando resolve então sair da banda, por divergências com o então empresário da banda, Jack Rieley. Entre outras coisas, Bruce não gostou da estratégia do empresário, que estava tentando fazer com que a banda ficasse mais politica e ecológica, e também porque Jack queria fazer parecer que Brian estava sempre na banda, mas de fato não estava(Bruce chegou a gravar o álbum Carl And The Passions, em 72, mas como saiu da banda, removeram seus créditos).

Da un click para escuchar Deirdre

Da un click para escuchar "I write the Songs"

 

Durante esse tempo, Bruce formou a gravadora Equinox, junto com Terry Melcher e Gary Usher(essa gravadora chegou a fazer um contrato com Brian Wilson, que participou de umas gravações chamadas California Music), tocou, compôs e produziu para artistas como David Cassidy e Eric Carmen. Bruce também ganhou um Grammy pelo sucesso de sua música I Write The Songs, com Barry Manillow Bruce disse Ter composto essa música em homenagem a Brian Wilson).

 

Em 77, Bruce lançaria o disco solo Going Public, onde gravou músicas inéditas, covers e regravou algumas de suas músicas, como Deirdre, Disney Girls e fez sua versão para I Write The Songs, que é sua música mais conhecida. Mesmo estando fora dos Beach Boys, ele participou desde Carl And The Passions de 72 ao MIU Album de 78(a exceção é o disco In Concert, de 73). Em 78, durante as gravações de LA Album em Miami, Bruce é chamado para produzir o álbum, a pedido de Brian. Produz o duramente criticado single Here Comes The Night Disco para a banda, uma tentativa de transformar a música do disco Wild Honey em disco music. No mesmo ano, Bruce voltaria a fazer turnês com a banda, e entre 79 e 80, ajudaria a produzir o próximo álbum, Keepin The
Summer Alive.

Bruce participaria dos álbuns seguintes, The Beach Boys(85), Still Cruisin’(89) e Summer In Paradise(93). Bruce(juntamente com Mike Love) ainda é um dos únicos Beach Boys a continuarem na banda até hoje, sempre fazendo turnês por vários países do mundo, principalmente EUA e Inglaterra. Também participa dos lançamentos envolvendo os Beach Boys, dando depoimentos e fornecendo comentários, para lançamentos como o documentário e cd Endless Harmony, etc... Recentemente, teve problemas cardíacos que o impediram de tocar por alguns meses, mas Bruce já voltou a fazer turnês com a Beach Boys Band. Vive em Santa Barbara com sua família atualmente.

Por Alan James

 

 

 

 

 

INICIO

home

 

 

 

.