Santa Ana Winds
Album "Keepin' the Summer Alive"

 

1 - 2

 

Em 1979, Al contribui com a música "Lady Lynda" para o disco LA Álbum. Ultilizando-se de uma composição clássica de Bach, Al faz um tributo para sua esposa Lynda Jardine, com quem era casado desde 1964. Essa música tem produção sofisticada, com cordas e instrumentos clássicos, combinados com elementos de uma canção pop, o que ajudou no sucesso do single na Inglaterra, chegando ao 7 o lugar e se tornando um clássico da banda. Depois do divórcio em 83, os Beach Boys tocariam essa música com um nome diferente, Little Lady. No mesmo ano, compõe com Mike o single "It's A Beautiful Day", lançado pela banda, porém, não faz sucesso. Al também faz seu estúdio, o Red Barn Studio, que fica em sua casa. Em breve, os Beach Boys começariam a gravar nesse estúdio e ele é um dos estúdios usados na gravação do disco seguinte, Keepin The Summer Alive(1980), com uma contribuição de Al, chamada "Santa Ana Winds". Essa música seria parte de uma triologia com músicas da Califórnia, juntamente com as músicas "Monterey" e "Song Of The Whale" (ambas não lançadas), mas a idéia acabou abortada.

Segue com a banda agora somente fazendo shows, e a partir da turnê de Keepin The Summer Alive, Al revelou em entrevistas o medo de que a banda se tornasse uma jukebox intinerante(isso se confirmaria em 81, quando foram adicionadas mais músicas antigas e as novas não eram mais tocadas). Mesmo assim, permanece na banda e resistindo bravamente ao fato de estar numa banda de rock por tanto tempo e não usar drogas ou beber álcool, o que é difícil, ainda mais porquê outros membros da banda tinham esses problemas.

 

.

Desde 98, Al vem trabalhando em um disco de estúdio, sendo este gravado em seu próprio estúdio, o de Red Barn, com a ajuda dos filhos Matt e Adam, sendo que duas músicas foram adiantadas: Califórnia Energy Blues e uma regravação de sua Califórnia Saga/Califórnia para o documentário "Endless Harmony", dos Beach Boys(1998). Outras das músicas são escritas por seus filhos e músicas de Al Jardine também, que formariam um disco dedicado a California.

Al Jardine, sem dúvida nenhuma, é muito importante, pois ajudou a solidificar os Beach Boys, com seu ótimo vocal, guitarra base sólida e empenho autoral, além de produzir também. Seu valor é cada vez mais reconhecido pelos fãs da banda, que tem assistido os seus shows e prestigiado Al Jardine.

Guitarras usadas por Al:

- Fender Stratocaster (branca, desde os anos 60 até os anos atuais)
- Gibson Les Paul (anos 70)
- Fender Telecaster (anos 60)

Por Alan James

 

1 - 2

Indice

Home

AFC