Help me Rhonda
Album "Today"

 

1 - 2

   


Alan Charles Jardine (guitarra/vocal)

 

Instrumentos: Guitarra (6 e 12-cordas), violão, banjo, contrabaixo acústico, baixo, percussão.

Alan Jardine nasceu em Lima, Ohio em 3 de setembro de 1942, e ainda na infância, mudou-se sua família para Hawthorne, Califórnia. A história de Al Jardine com a música começa quando ele forma sua 1 a banda, chamada The Islanders. Eles tocavam folk, estilo esse que Al aprecia bastante. Nessa banda, Al tocava guitarra e cantava. Eles tocavam covers dos Del Vikings, Kingsize Trio, entre outros artistas folk. Conhece Brian Wilson em 1957, quando jogavam futebol(americano) juntos no time da escola Hawthorne High. Foi na escola que Al ouviu pela 1 a vez Brian, seu irmão Carl Wilson e o primo Mike Love cantarem juntos. Nos próximos anos, Al falava com Brian que eles poderiam cantar juntos. Eles tentaram juntos com alguns colegas de classe do El Camino Junior College, mas não deu certo. Brian então sugeriu que eles tentassem de novo com Carl e Mike, e assim, nasceram os Beach Boys (antes com os nomes Carl And The Passions e Pendletones).

A mãe de Al ajudou a banda no início, de forma financeira, para que conseguissem instrumentos e gravassem seu 1 o single, Surfin'(1961), no qual Al tocou contrabaixo acústico, e o single atingiu o 75 o lugar na Billboard. Quando Al viu que os 1os ganhos de direitos autorais não chegaram a empatar o valor com o gasto dos instrumentos, 1000 dólares, resolveu sair da banda para estudar odontologia, e em seu lugar, entrou David Marks. Mas em 63, Al estava de volta a banda. Por um tempo, Brian não saiu em turnê ficando em casa (antes de ter o famoso colapso nervoso em 64), e então, Al e David Marks chegaram a tocar juntos na banda, com Al no baixo nas turnês e os 2 participaram juntos das gravações do disco Surfer Gir l(1963). Mas um tempo depois, David saiu da banda e Al voltou a tocar guitarra.

Al seguiu fazendo turnês e gravações com a banda, tocando guitarra base(e solo as vezes, e até mesmo baixo), e ajudando com os vocais. Al fazia na maioria das vezes uma das vozes médias, junto com Carl, vozes essas que são consideradas as mais difíceis de fazer em músicas com harmonias vocais. Em 1964, Al gravaria seu 1 o vocal solo, na música "Christmas Day", do disco Christmas Álbum. Mas o seu 1 o vocal solo de grande importância foi na música Help Me Rhonda(Al cantou nas versões dos discos Today e Summer Days, ambos de 65), sendo a versão do último disco lançada em single e chegando ao 1 o lugar nas paradas de sucesso. A muitos, surpreendeu o quanto o vocal de Al era rock and roll, e a partir daí, sua importância foi ficando mais evidente. E mais ainda quando Brian resolveu parar de fazer turnês em 64, sendo assim, Al assumiu a maioria dos vocais de Brian, e em certa época, todos os vocais principais. A escolha não foi melhor, pois Al tem uma voz muito parecida com Brian, seja falando (como podemos ver na faixa "Cassius Love vs Sonny Wilson", do disco Surfer Girl) ou cantando (é só escutar "Wouldn't It Be Nice" do disco Live In London). Em 1965, Al teve a idéia de a banda regravar Sloop John B., uma canção originalmente folk. Mas Al modificou a estrutura dos acordes, adicionando mais alguns e mostrando a idéia a Brian

De izquerda a direita Mike, Carl, Dennis, Bruce e Al.

durante as gravações de "Let Him Run Wild". Dias depois, Al foi chamado ao estúdio para ouvir a gravação de estúdio que Brian havia feito com os músicos de estúdio que tocavam nos discos da banda(entre 64-67). Nesse mesmo dia, a banda gravou os vocais, e Al ficou insatisfeito em parte porque não havia sido o vocalista principal, achando que sua voz é mais folk. A música foi lançada em single e se tornou um clássico.

Quando Al voltou a banda em 63, seu status de Beach Boy oficial ainda não existia, apesar de aparecer nos shows e capas de disco como membro da banda. Legalmente, isso aconteceu a partir de 1967, quando a banda decidiu fundar o selo Brother Records, sendo Al convidado a fazer parte legalmente do contrato, e sendo assim, um Beach Boy por contrato.

Em 1967, Al começou a contribuir com composições, sendo sua 1 a música "How She Boogalooed It" (do disco Wild Honey, 1967), parecia com Carl, Mike e Bruce. E no mesmo ano, contribui com a composução "Itália" para um disco de Murry Wilson, pai dos irmãos Brian, Dennis e Carl e 1 o empresário da banda. No disco seguinte, Friends, contribuiu em maior número, com "Wake The World" (parceria com Brian), Friends, "Be Here In The Morning" e "When The Man Needs A Woman" (parcerias com a banda e amigos). Al aos poucos foi se tornando um compositor de respeito e importante nos Beach Boys.

Em 1969, para o disco 20/20, Al sugere a regravação de "Cotton fields", nos mesmos moldes de "Sloop John B", ou seja, que a música ficasse no estilo da banda. Al co-produz com Brian uma 1 a versão da música, que é inclusa no disco. Mas fica insatisfeito, e em 1970, sugere a banda regravar de novo a música e produz sozinho essa versão, que é lançada em single, chegando ao 1 o lugar em vários países.

Click para escutar "Cotton Fields" 

Al segue fazendo shows com a banda, gravando discos, compondo e produzindo. No disco Carl and The Passions, de 1972, Al chega a seu auge autoral, com duas excelentes contribuições para a banda: "He Come Down" e "All this Is That" (ambas parcerias com Mike e Carl, e co-produzidas com Carl). A última canção, que mostra como ele cresceu e evoluiu como compositor, é principalmente de Al, uma música que fala de meditação e é baseada no poema "The Road Not Take", de Robert Frost.

Ainda em 72, Al juntamente com os outros integrantes da banda, muda-se para a Holand, onde eles concebem a maior parte do disco Holland. Para esse disco, Al ajuda Mike a conceber a ambiciosa !Califórnia Saga!, dividida em 3 músicas. Para essa triologia, Al compôs em parceria com Mike a música "The Beaks Of Eagles", e sozinho, a música Califórnia.

Participa da banda ativamente, e no disco 15 Big Ones, tem sua canção "Susie Cincinatti" finalmente lançada em disco (depois de tentativas de lança-la como lado B de singles). Em 77, co-produz com Ron Altbach o disco MIL álbum, lançado somente em 78, com várias composições de Al. Nesse disco, Al é o responsável pelas regravações de "Come Go With Me" e "Peggy Sue!, sendo que a 1 a fez algum sucesso. Em 78, contribui com Mike e Brian para a trilha sonora do filme "Almost Summer", co-escrevendo a música principal do filme. No ano seguinte, Mike e Al compuseram músicas(como "Skatetown USA" e "Califórnia Beach") para um filme, mas desta vez, não foram lançadas.

 

1 - 2

Indice

Home